24 de Agosto de 2018 ás 14h19

image preview

Eunício Oliveira se manifestou após pressão da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, que queria um posicionamento do Congresso

Mesmo sem expressar opinião pessoal ou citar a tentativa de tirar o ex-presidente das eleições, Eunício Oliveira confirma que o Brasil é signatário de convenções das Nações Unidas

 

São Paulo – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), reconheceu, por meio de nota, a validade do acordo entre Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) para o cumprimento do pacto internacional sobre Direitos Civis e Políticos. A manifestação foi motivada por uma solicitação da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), sobre a falta de posicionamento do Congresso Nacional a respeito da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

De acordo com a senadora petista, a manifestação do Congresso é "importante" e pode assegurar a "candidatura e os direitos políticos de Lula". Mesmo sem expressar sua opinião, o presidente do Senado reconheceu a validez do pacto entre o Brasil e a organização internacional.

Nesta semana, a vice-presidenta do Comitê de Direitos Humanos da ONU, Sarah Cleveland, reafirmou a legitimidade da decisão determinando que o Brasil tome as "medidas necessárias" para garantir a Lula o exercício de seus direitos políticos como candidato à Presidência da República. Caso contrário, o país terá violado obrigações legais internacionais.

Leia a nota do senador:

Em atenção à solicitação da Presidente do Partido dos Trabalhadores, o Presidente do Senado Federal informa que o Brasil é signatário do “Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos” e de seus Protocolos Facultativos, assinados na ONU em 16 de dezembro de 1966.

O tratado internacional tramitou na Câmara e no Senado entre janeiro de 2006 e junho de 2009, sendo aprovado em ambas as Casas, e foi promulgado pelo Decreto Legislativo nº 311, de 2009, conforme publicado no Diário Oficial da União de 17 de junho de 2009, encontrando-se em pleno vigor.

Senador Eunício Oliveira
Presidente do Senado Federal

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/08/presidente-do-senado-reconhece-legitimidade-de-recomendacao-da-onu